Influenciador digital e a importância do contrato formal
A rede social é um meio de propaganda com grande visibilidade e tem potencial para, quem trabalha com ela, como o influenciador digital, ter grande retorno financeiro com o trabalho desenvolvido.
Contudo, como em qualquer outra relação que exista numa sociedade, alguns mecanismos de proteção e formalidade devem sempre ser adotados, e em razão disso surge a figura do contrato de influenciador digital.
Os valores que eram pagos às emissoras de televisão para a propaganda em horário nobre hoje são pagos a muitos influenciadores. E isso se torna ainda mais evidente quando se vê a infinidade de jovens que acompanham seus “influencers” e tem o sonho de um dia se tornarem um.
E é aqui que reside a questão em volta do “digital influencer”: alguém contrata a imagem do influenciador para que este faça propaganda de seus produtos. É por isso que qualquer um pode se tornar um influenciador digital, mas é necessário possuir um público engajado.
A divulgação de um produto nas redes de um influenciador digital necessita de cautela. Geralmente a combinação da divulgação se dá por uma conversa informal, podendo assim geral vários problemas, um deles é responder judicialmente e ser obrigado a indenizar seus seguidores caso o produto causou algum dano.
Ter um bom contrato formal entre as partes, deixando claro a forma de divulgação, forma de pagamento, responsabilidades e penalidades, portanto, é a garantia de profissionalismo e seriedade com o trabalho.
Procure um advogado de sua confiança para elaborar um contrato e não se incomodar com estas questões.
Jalil Gubiani Advogados | jalilgubiani.adv.br